Receba notícias importantes no seu e-mail.      

  • Home
  • Noticias
  • Negócios
  • Orçamento bem elaborado garante uma gestão tranquila ao sindico!

Orçamento bem elaborado garante uma gestão tranquila ao sindico!

É ano novo, contas novas e para os condomínios significa a necessidade legal de elaborar seus orçamentos para o ano seguinte. A obrigatoriedade da elaboração e aprovação do orçamento é prevista em Lei e na convenção não há o que se discutir.

Muitos fatores contribuem para a obrigação de preparação do orçamento como por exemplo: os aumentos governamentais de água e luz, do salário mínimo, data-base de empregados e inflação acumulada repassada aos produtos e serviços geram imperiosamente reajustes nos contratos e nos custos gerais.

Portanto o momento de inicio de ano é de preparar um orçamento tecnicamente que garanta as contas, adequando seus custos aos tempos de crise sem comprometer as manutenções preventivas e todos os itens necessários a qualidade de vida dos condôminos.

 Prever é quase uma questão de sobrevivência para um condomínio. Mas economizar também. Além de efetivar um orçamento enxuto e ao mesmo tempo em que não deixe qualquer furo, algumas medidas econômicas podem ajudar bastante vejam:

  1. Reavaliar a carga horária e horas extras de funcionários – o condomínio estar pagando horas extras em excesso;
  2. Busque sempre manter os funcionários –é muito    mais barato do que dispensar;
  3. Realizar manutenções preventivas –a prevenção reduz os custos com manutenção e conservação corretiva;
  4. Controle dos gastos com energia –aquisição de lâmpadas econômicas e sensores são bem vindos;
  5. Economizar água –instalar redutores de água pode ajudar muito além das revisões hidráulicas permanentes nas unidades;
  6. Controle a inadimplência –o controle efetivo evita desgastes e o repasse de gastos adicionais ao adimplentes

Essas medidas de contenção de gastos podem ajudar muito na composição do orçamento, porém o mais importante é saber orçar os gastos ordinários e vincendos na proporção da média de custos do ano anterior, e se possível conter gastos extras.

As despensas vincendas são muito importantes e também não podem ser esquecidas. Seguro do prédio, recarga de extintores, lavagem de caixa d’água sem exemplos de despesas vincendas ordinárias. Estas contas não se efetivam  mensalmente, mais no curso da gestão irão se concretizar por se tratar de rubricas ordinárias de manutenção e conservação periódica, e o condomínio precisa tê-las provisionadas para o efetivo pagamento na época da ocorrência sem necessitar de uma taxa suplementar.

Os imprevistos também devem ser considerados com a criação de uma conta de “despesas não previstas em orçamento” definido seu percentual em torno de  3%  a 5% do orçamento geral com o objetivo de atender a eventuais “quebras” das rubricas orçadas, suprindo assim o déficit pontual e readequando as contas a previsão.

 Outra conta quer não pode faltar é a rubrica do FOT – fundo de obrigações trabalhistas. Este fundo deve ser criado para os condomínios que mantém os funcionários contratados diretamente. Seu objetivo principal se materializa na eventual necessidade emergencial de dispensar um empregado o condomínio tenha disponível em caixa os recursos necessários para custear uma rescisão de contrato. A razão de 33,33% dos custos mensais apropriados de um empregado garante ao final do ano a possibilidade da dispensa de um funcionário.

Com relação a previsão orçamentária dois pontos preparatórios são fundamentais a serem considerados que são os seguintes:         

  1. Fazer um levantamento das despesas do condomínio dos últimos 24 mesescom manutenção e conservação, água, luz, elevador, portão eletrônico, seguro, folha de pagamento de pessoal e fazer uma projeção para o ano seguinte.
  2. Fazer um levantamento de todas as obras e investimentos que se pretende realizar durante o ano. O levantamento das obras e investimentos devem  ser separados para facilitar o entendimento e sua aprovação em assembleia. Separar em obras urgentes, emergentes e de benfeitorias e por prioridade. Os investimentos devem ser separados por ordem de prioridade e essa prioridade aprovada na assembleia.

Dicas Importantes

  • Prever sazonalidade dos gastos é importante.  Como por exemplo, o consumo de água, costuma ser mais alto nos meses de  verão, o que pode ser previsto no cálculo do valor do condomínio para esse período. Este caso se aplica nos condomínios onde não existe hidrômetro individualizado e nos condomínios de temporada.
  • O padrão do prédio também influi diretamente nas despesas, isto é, em edifícios de alto padrão as despesas costumam ser maior em virtude dos equipamentos e produtos utilizados.
  • É importante analisar os gastos e consumo ao longo de todos os meses nos anos anteriores para fazer uma      previsão do valor do condomínio.
  • É aconselhável fazer uma média aritmética para que o valor do condomínio seja igual ao longo de todo o ano, mas também devem ser consideradas as sazonalidades de despesas importantes, como férias dos funcionários, pagamento de 13º salários, entre outras.
  • É importante fazer uma escala de prioridades para as despesas extraordinárias.
  • É importante promover ações de combate à inadimplência.

O não cumprimento do orçamento previsto e aprovado em assembleia poderá trazer grandes consequências para o síndico, como ter suas contas reprovadas, além de ter de prestar contas em juízo.

Outra situação desagradável e onerosa, poderá ser que  o condomínio tenha de arcar com a contratação de auditoria externa para apurar eventuais desvios de verbas, e para piorar o quadro,  o síndico poderá ainda responder civil e criminalmente, inclusive com seu patrimônio.

Cumprir estritamente o orçamento evita aborrecimentos ao sindico e traz tranquilidade a gestão do condomínio e segurança aos condôminos de que as decisões tomadas serão cumpridas na sua integralidade. 

Por Aldo Junior

Contato Jornalismo

  • +55 (61) 3016-7316
  • jornalismo@radiocondominio.com
  • SIA Quadra 5C Lote 14 Sala 210 - Ed. Aristus Center
  • Brasilia - DF

    72.000-000

    Contato Comercial

  • +55 (61) 3016-7316
  • comercial@radiocondominio.com
  • SIA Quadra 5C Lote 14 Sala 210 - Ed. Aristus Center
  • Brasilia - DF

    72.000-000

    Radio Condominio, todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por Alpha Omega Tecnologia

    Logo 2 280x169

    Receba notícias importantes no seu e-mail.